terça-feira, maio 15, 2007

Taça dos Lagos / YCSA / 2007

68ª TAÇA DOS LAGOS deste ano foi maravilhosa. Tivemos de tudo, como sempre. A largada foi postergada devido à cerimônia de abertura ter atrasada, mas mesmo assim não tinha o vento todo que tantos pediram. O vento soprava lá por volta de 3 nós quando finalmente partimos. Sim partimos, todos juntos, um pandemônio só, uma algazarra só. Tinha gente que se estranhava, mas todos numa boa. Depois de muitos e muitos anos ainda é muito emocionante participar desta regata tão tradicional.

Lembro-me que a primeira regata que participei, com um 445, eu e minha namorada, hoje esposa, foi esta Taça dos Lagos. Larguei atrasado, todo mundo de balão e eu tentando ir para a linha. Quase fomos atropelados pela flotilha imensa.
A Regata parte ao través do YCSA, contorna bóia à Boreste da a ilha dos Eucaliptos, deixa-se a bóia do fundo do lago 3 por boreste, segue para o lago 2 e finalmente a chegada.
Neste ano tivemos 12 barcos largando, com uma boa disputa até a 1ª bóia, com muitos que se atrasaram devido o vento fraco. Parte do pelotão desistiu antes da 1ª bóia quem conseguiu chegar até o lago 3, já estava mostrando sinais de alegria, mas logo após a Ilha das Cobras, o vento “merrecou” a todos quase se juntaram novamente agora atrás da Ilha dos Eucaliptos.
Junto à bóia do lago 2 o vento já mostrava a cara e a partir daí foi uma velejada sensacional.
A flotilha de MICROTONNER 19 colocou 12 barcos na água, e só ficou atrás dos Star. Bem neste caso é bem desculpável não andar mais, né? O MITOCONDRIA chegou na frete até de Mini Oceano.
Finalmente deu MITOCONDRA, seguido do HungryBreavers (Kuky), KOMEKETO, do Coordenador Edmondo, OMICROM, timoneado pelo J. Vassilas desta vez escoltado pelo Juanito, DYSDOBRE, do Adauto, SPECIAL com Markinho no timão, supervisionado pelo paisão Rolf, QUEBRAVENTO Neto e o Fabio e finalmente o VOODOO do Celso, que voltou com tudo. Pena dos que decidiram encurtar o caminho para casa.
Foi um dia de perseverança e concentração. Foi um preparação dos nervos para o Paulista que começa a semana que vem (19, 20, 27 e 28/05/07).
Quem não foi perdeu mais uma.
Até a próxima.

Adauto Marques Maduro
Secretário Nacional da Classe Microtonner 19