Meu nome é Julio Auler e fui proprietário do Microtonner Rala-Rala BRA 178.
Tive experiência em uma capotada com meu barco. Como sou muito observador cheguei a algumas conclusões.
1º O estanque original de popa é suficiente, corretamente dimensionado e posicionado.
2º O estanque original de proa é sub-dimensionado, menor que o necessário e posicionado com centro de flutuação pouco acima do eixo longitudinal do barco.
2º Originalmente com a soma das flutuabilidades dos dois estanques não existe estabilidade no barco emborcado, com o barco cheio de água, é como uma garrafa, gira em torno do eixo longitudinal e fica com a popa para cima no sentido transversal.
3º O tipo de estanque como o que criou, no fundo do barco, piora em muito a estabilidade do barco no sentido transversal, quando com a cabine cheia de água. Resolve o problema de subdimensionamento de estanques, ajuda contra não afundar, mas fica sem qualquer possibildade de retomada para a posição vertical.
Pouco antes de vender meu barco havia desenvolvido uma solução simples e barata para aumentar a segurança de meu barco contra capotagens mas não cheguei a utilizar.
Caso a classe tenha interesse posso apresentar via e-mail a minha sugestão desenvolvida.
Ainda tenho os desenhos ilustrativos da minha idéia e o fornecedor dos materiais básicos necessários. Posso remeter via e-mail caso seja do interesse.
1 Comments:
Olá Rolf,
Meu nome é Julio Auler e fui proprietário do Microtonner Rala-Rala BRA 178.
Tive experiência em uma capotada com meu barco. Como sou muito observador cheguei a algumas conclusões.
1º O estanque original de popa é suficiente, corretamente dimensionado e posicionado.
2º O estanque original de proa é sub-dimensionado, menor que o necessário e posicionado com centro de flutuação pouco acima do eixo longitudinal do barco.
2º Originalmente com a soma das flutuabilidades dos dois estanques não existe estabilidade no barco emborcado, com o barco cheio de água, é como uma garrafa, gira em torno do eixo longitudinal e fica com a popa para cima no sentido transversal.
3º O tipo de estanque como o que criou, no fundo do barco, piora em muito a estabilidade do barco no sentido transversal, quando com a cabine cheia de água. Resolve o problema de subdimensionamento de estanques, ajuda contra não afundar, mas fica sem qualquer possibildade de retomada para a posição vertical.
Pouco antes de vender meu barco havia desenvolvido uma solução simples e barata para aumentar a segurança de meu barco contra capotagens mas não cheguei a utilizar.
Caso a classe tenha interesse posso apresentar via e-mail a minha sugestão desenvolvida.
Ainda tenho os desenhos ilustrativos da minha idéia e o fornecedor dos materiais básicos necessários. Posso remeter via e-mail caso seja do interesse.
Julio Auler engenharia@refridata.com.br
Postar um comentário
<< Home