segunda-feira, abril 25, 2005


Detalhe do estanque de proa e do fundo. Observe a vigia do fundo que forma o terceiro estanque. Posted by Hello

1 Comments:

At 12/02/2005 1:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Rolf,

Meu nome é Julio Auler e fui proprietário do Microtonner Rala-Rala BRA 178.

Tive experiência em uma capotada com meu barco. Como sou muito observador cheguei a algumas conclusões.

1º O estanque original de popa é suficiente, corretamente dimensionado e posicionado.

2º O estanque original de proa é sub-dimensionado, menor que o necessário e posicionado com centro de flutuação pouco acima do eixo longitudinal do barco.

2º Originalmente com a soma das flutuabilidades dos dois estanques não existe estabilidade no barco emborcado, com o barco cheio de água, é como uma garrafa, gira em torno do eixo longitudinal e fica com a popa para cima no sentido transversal.

3º O tipo de estanque como o que criou, no fundo do barco, piora em muito a estabilidade do barco no sentido transversal, quando com a cabine cheia de água. Resolve o problema de subdimensionamento de estanques, ajuda contra não afundar, mas fica sem qualquer possibildade de retomada para a posição vertical.

Pouco antes de vender meu barco havia desenvolvido uma solução simples e barata para aumentar a segurança de meu barco contra capotagens mas não cheguei a utilizar.

Caso a classe tenha interesse posso apresentar via e-mail a minha sugestão desenvolvida.

Ainda tenho os desenhos ilustrativos da minha idéia e o fornecedor dos materiais básicos necessários. Posso remeter via e-mail caso seja do interesse.

Julio Auler engenharia@refridata.com.br

 

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