terça-feira, abril 19, 2005

Instruções para o Campeonato Paulista de Microtonner 2005

As informações abaixo foram obtidas das instruções oficiais, divulgadas pela FEVESP e pela Regatta, disponíveis no site www.regatta.com.br

TAÇA REGATTA
Campeonato Paulista de Monotipos 2.005
De 02 Abril a 29 de Maio - Guarapiranga e Ilhabela
Realização : FEVESP - Federação de Vela do Estado de São Paulo
Patrocínio ; Regatta - Marsh Private - Perdigão
Apoio : Marinha do Brasil - Projeto Navega São Paulo - Clubes filiados
Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhabela
Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer / Governo do Estado de São Paulo
Sede : FEVESP - Federação de Vela do Estado de São Paulo (CDMI)
Av. Robert Kennedy, 5.300 - Tel. 11 5666 8511 / 5666 8283


INSTRUÇÕES DE REGATA
1. REGRAS
1.1 A série será disputada de acordo com as regras conforme definidas nas Regras de Regata a Vela da ISAF 2001-2004 (RRV ISAF 2001-2004).
Determinações da FBVM
Determinações da FEVESP
Regras das Classes.
Aviso de Regata.
Instruções de Regata
No caso de haver divergências entre o Aviso de Regata, e as Instruções de Regata, prevalece este último.

2. AVISOS AOS COMPETIDORES
Todos os avisos aos competidores serão afixados no quadro oficial de avisos de regata localizado na sede da FEVESP. Nos clubes (quadros não oficiais), serão afixados apenas os informativos do evento.

3. ALTERAÇÕES NAS INSTRUÇÕES DE REGATA
Qualquer alteração nas Instruções de Regata será afixada antes das 10h00m do dia em que entrarão em vigor, exceto alteração no programa de regatas que será afixado até às 20h00m do dia anterior ao dia em que terá efeito.

4. PROGRAMA DE REGATAS
4.1 As regatas da série estão programadas da seguinte maneira:
DIAS 21/22/23/24 de ABRIL
RAIA 3: MT
, MO
A HORA PROGRAMADA PARA O SINAL DE ATENÇÃO DA PRIMEIRA REGATA DE TODOS
OS DIAS SERÁ ÀS 13:00h.

4.2 O número de regatas programadas é de 08 (oito) regatas, podendo haver até 03 (três) regatas por dia.

4.3 Sempre que a Bandeira DELTA estiver exposta na chegada significa que haverá outra regata imediatamente em seguida. Para alertar os competidores de que outra regata (ou seqüência de regatas) terá início logo em seguida, o sinal de retardamento poderá ser içado por pelo menos quatro minutos antes que um sinal de atenção seja feito.

5. ÁREA DE REGATAS
As regatas serão disputadas nas três raias da Represa de Guarapiranga assim localizadas:
Raia 1 - Na sua extremidade norte, localizada entre a barragem e o Morro Von Hardt.
Raia 2 - Na sua porção central, entre o Morro Von Hardt e o Clube de Campo do Castelo.
Raia 3 - Na sua extremidade sul, localizada entre o Clube de Campo do Castelo e a Ilha dos Eucaliptos.

6. PERCURSOS
6.1 Diagramas do percurso estão descritos no anexo A. (vide www.regatta.com.br)
6.2 O número de pernas em cada tipo de percurso será definido conforme divisão de classes a seguir:
Grupo A HC16, LI, 470, 420, SC17, FD
Grupo B F, HC14, La, LaR, 4.7, Sn, Ds, H, Mt, MO, Ol, Op, D

PERCURSO BARLASOTA- CHEGADA EM ORÇA
SINALIZADO COM GALHARDETE 1
GRUPO A: LARGADA – 1 – 2 – 1 –2 – 1 – 2 – CHEGADA
GRUPO B: LARGADA –1 –2 – 1 – 2 – CHEGADA

PERCURSO BARLASOTA - CHEGADA EM POPA
SINALIZADO COM GALHARDETE 2
GRUPO A: LARGADA - 1 – 2 – 1 –2 – 1 – CHEGADA
GRUPO B: LARGADA –1 –2 – 1 – CHEGADA

PERCURSO BARLASOTA - TRIÂNGULO
SINALIZADO COM GALHARDETE 3
Grupo A: Largada – 1 – 3 – 1 – 2 – 3 – 1– 3 – Chegada
Grupo B: Largada – 1 – 3 – 1 – 2 – 3 – Chegada


PERCURSO TRAPEZOIDAL
SINALIZADO COM GALHARDETE 4
Grupos A e B
Largada – 1 – 2– 3 – 2 – 3 – Chegada

6.3 A Comissão de regatas poderá utilizar marcas de percurso como marcas de largada e chegada.
6.4 A comissão de regatas poderá usar uma bóia de deslocamento (spare buoy), no início da perna de popa, que devera ser contornada logo após a bóia de barlavento.
6.5 Todas as marcas devem ser deixadas por bombordo. Quando exposta a bandeira verde, todas as marcas devem ser deixadas por boreste.

7. MARCAS
As marcas de percurso serão bóias infláveis ou similares de forma cilíndrica de cor amarela e/ou laranja. Descrição específica poderá ser afixada no quadro oficial de avisos.

8. A PARTIDA
8.1 As regatas terão as partidas de acordo com a regra 26.
8.2 A linha de partida será formada pelo alinhamento entre o mastro da CR, onde estará desfraldada uma bandeira alaranjada, na extremidade de boreste da linha, e a marca de partida na extremidade de bombordo. No caso da bandeira verde estar hasteada, a posição das marcas será invertida.
8.3 Os barcos para os quais o sinal de atenção ainda não foi dado, devem deixar livre a área de partida.
8.4 Um barco que partir depois de decorridos 04 (quatro) minutos após seu sinal de partida será considerado como não tendo partido - DNS. Isto muda a regra A4.1.

9. MUDANÇA DA POSIÇÃO DA PRÓXIMA MARCA
Para mudar a posição da próxima marca, a comissão de regata poderá fundear uma nova (marca (ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quanto possível. A mudança será sinalizada antes que o primeiro barco inicie a perna alterada, mesmo que a marca não esteja ainda na nova posição. Qualquer marca a ser contornada após a passagem pela marca movida poderá ser deslocada, a fim de manter a configuração do percurso, sem qualquer sinalização adicional. Quando em uma subseqüente mudança de percurso uma nova marca é substituída, poderá ser usada a marca original.
A C.R. poderá alterar a posição da próxima marca de apenas uma classe, içando a bandeira Charlie, junto com a bandeira da respectiva classe.

10. CHEGADA
10.1 A linha de chegada será entre o mastro da C.R. portando uma bandeira de cor azul na extremidade de boreste da linha e a marca de chegada na extremidade de bombordo. No caso da bandeira verde estar hasteada, a posição das marcas será invertida.

11. SISTEMA DE PUNIÇÃO
11.1 Para as classes que não usam a vela balão, será aplicado o Sistema de Voltas de 720° conforme a regra 44.2.
11.2 Para as classes que usam balão, a regra 44.2 é modificada da seguinte maneira: se o barco que pretende cumprir punição veleja com o balão içado, as voltas de 720° são substituídas por uma volta de 360°, desde que o balão seja antes arriado inteiramente abaixo da altura do garlindéu e novamente içado à posição normal.
11.3 Um barco que cumpriu punição ou retirou-se da regata pela regra 31.2 ou 44.1 deverá preencher um formulário atestando o fato, entregando-o na secretaria do evento no prazo de entrega de protestos.
11.4 Conforme prescrito na regra 67, a comissão de protesto poderá, sem audiência, punir um barco por infração à regra 42.

12. LIMITES DE TEMPO
12.1 O limite de tempo para o 1º colocado completar a 1ª perna será de 30 (trinta) minutos.
12.2 O primeiro colocado deverá completar o percurso antes de duas horas a contar do sinal de partida e 20 minutos antes do horário limite (horário limite: Abril: 17h50m - Maio: 17h:30m)
12.3 Serão considerados DNF os barcos que não chegarem no prazo de 20 (vinte) minutos após a chegada do primeiro colocado. Isto modifica as regras 35 e A4.1.

13. PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO
13.1 Formulários de protestos estarão disponíveis na secretaria do evento. Protestos e pedidos de reparação devem ser entregues no prazo de protestos especificado. Ao registrar um protesto, ou pedido de reparação, o competidor ou seu representante deverá pagar uma taxa de R$ 20,00. O valor pago será restituído ao protestante quando o protesto for procedente, ou invalido. Caso contrário, esse valor será revertido à Autoridade Organizadora.
13.2 O prazo de protestos será de 24 horas após o termino da regata em que ocorreu o incidente.
13.3 Infração às instruções de regata 8.3, 11.3, 15.1, 15.2, e 16, não deverá ser motivo de protesto por um barco. Isto modifica a regra 60.1(a). A punição por tais infrações poderá ser menos que uma desclassificação se a comissão de protesto assim decidir.

14. PONTUAÇÃO
14.1 Será aplicado o Sistema Linear de pontuação de acordo com o Item A4 do Apêndice A. Um mínimo de 04 (quatro) regatas deve ser completado para constituir a série, quando menos de 05(cinco) regatas tiverem sido completadas, o resultado na série será o total de pontos sem descartes. Quando 05 (cinco) a 08 (oito) regatas tiverem sido completadas, o resultado na série será o total de pontos excluindo-se o pior resultado.

15. SUBSTITUIÇÃO DE TRIPULANTES OU EQUIPAMENTO
15.1 Não será permitida substituição de competidores sem prévia autorização escrita da Comissão de Regata.
15.2 Não será permitida substituição de equipamento danificado ou perdido sem autorização da comissão de regata. O pedido de substituição de equipamento deve ser feito à comissão na primeira oportunidade razoável.

16. BARCOS DE APOIO
Chefes de equipe, treinadores e pessoal de apoio não deverão navegar a menos de 100 (Cem) metros da área de regata, desde o sinal de preparação até que todos os barcos tenham chegado ou a comissão de regata tenha sinalizado retardamento, chamada geral ou anulação.

17. COMUNICAÇÃO POR RÁDIO
Um barco não poderá fazer transmissões por rádio enquanto estiver em regata, nem receber comunicações especiais por rádio não disponíveis para todos os barcos. Esta restrição também se aplica a telefones móveis.

18. PREMIAÇÃO
Classes Olímpicas e Pan-americanas: Serão premiados os 3 primeiros colocados de cada classe e categoria desde que haja no mínimo 03 barcos inscritos por classe.
Classes Internacionais: Serão premiados os 3 primeiros colocados de cada classe e categoria desde que haja no mínimo 05 barcos inscritos por classe.
Optimist: 1º ao 3º geral Veterano Masculino, 1º ao 3º geral Veterano Feminino, 1º ao 3º nas categorias VM,VI,VJ sem distinção entre Masculino e Feminino, 1º ao 10º na categoria principiante.

19. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A Regatta, a Marsh Private, a Perdigão, a Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), a Marinha do Brasil, o Projeto Navega São Paulo, a Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer de Ilhabela, a Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer / Governo do Estado de São Paulo, os clubes filiados e todas as partes envolvidas na organização do evento, não assumem qualquer responsabilidade por acidentes (inclusive morte), danos, perda pessoal, de materiais ou de qualquer outra natureza, referente a barcos e participantes, antes, durante e depois do evento. Os participantes estão competindo por seu próprio risco e responsabilidade.