segunda-feira, abril 25, 2005

Campeonato Brasileiro 2005

A partir do debate do último dia 22/4, no qual que tivemos a oportunidade de analisar os prós e contras relacionados com a definição do local em que teremos nosso Campeonato Brasileiro de 2005, encaminhei um resumo (vide abaixo) das informações e posições, ao nosso secretário nacional, Alexandre Back, da flotilha de Florianópolis.

Ele prontamente nos respondeu dando seu apoio e afirmou que: "...para que tenhamos um bom campeonato Brasileiro, ele tem que ser bom para todos, para nós, para o pessoal de Brasília, Paraná, outros que estejam ativos e principalmente para vocês que este ano estão com a organização e sede do campeonato..."

Assim agora temos pela frente a missão de organizar um excelente Campeonato para todos Microtonnistas, paulistas e "estrangeiros".

Gostaria de convidar a todos para que não deixem de colaborar, no que estiver no seu alcançe, nos múltiplos aspectos que podem fazer a diferença para que o Brasileiro seja um sucesso dentro e fora da água.

Os principais aspectos para os quais as idéias e ações são necessárias:
- Patrocínios e Apoios
- Eventos (abertura, confraternização, balada, assembléia geral, encerramento)
- Fotografia / Filmagem
- Divulgação / Imprensa
- Transporte das tripulações e dos barcos "estrangeiros"
- Hospedagem
- Atividades para familiares e acompanhantes
- Salvatagem
- Manutenção e peças para os barcos

Estarei divulgando aqui, as novidades e colhendo opiniões nas questões que forem se apresentando.

Conto com a ajuda de todos !

Cópia do email enviado ao Alexandre Back em 25/4:

Caro Alexandre,

Ontem tivemos a definição do novo campeão paulista: o Mitocondria (BRA57) comandado pelo Marcos Ashauer. O campeonato foi muito disputado, com represa cheia e bons ventos nos quatro dias (variando entre 7 e 15 nós), com a participação de 22 tripulações inscritas. Para te dar uma idéia, quatro posições finais entre os cinco primeiros colocados foram definidas por mudanças que ocorream na última orça da última regata. Se a regata tivesse terminado em popa, com uma perna a menos, o campão paulista seria o Segredo (BRA30) comandado pelo Juanito !

Na sexta feira (22/4), após as regatas do dia, realizamos uma confraternização no YCP, com um delicioso risoto preparado pelo colega Adauto do Katavento (BRA81). Durante o jantar coloquei o assunto do campeonato brasileiro em pauta, para colher sugestões e a posição da nossa flotilha quanto ao local e o formato do evento.

O assunto vem sendo debatido desde outubro quando promovemos as primeiras reuniões com o grupo que se reuniu para ajudar na organização. Para resumir posso dizer que temos dois grupos em torno do assunto.

O primeiro, do qual faço parte, é simpático à idéia de realizar o campeonato "fora da Guarapiranga", com a condição de que seja viabilizada uma participação "expressiva de paulistas e extrangeiros". O número a que chegamos como "corte" é de 25 barcos; (aprox. 18 paulistas e 7 estrangeiros). Os argumentos são:
- Um campeonato no mar pode trazer mais estrangeiros.
- Um campeonato no mar oferece uma opção para o desenvolvimento técnico da flotilha paulista.
- O quorum tem que ser suficiente para justificar o esforço.
- A participação dos paulistas tem que ser elevada para não desestimular a flotilha com dois anos sem presença majoritária no brasileiro.

O segundo grupo acha que "não é viável" ou "não vale a pena o esforço". Os argumentos são:
- A represa está com seu melhor nivel de água dos últimos 8 anos.
- Preocupação com a segurança / flutuabilidade dos barcos.- Aqui temos uma ótima infraestrutura a disposição, a custo quase zero.
- No mar (Ilhabela e Santos) não temos infraestrutura adequada e os custos para formá-la são elevados.
- O número de comandantes dispostos a ir para o mar é muito reduzido.
- Os que querem ir para o mar podem participar dos brasilieiros em Floripa.

O grupo que se reuniu obteve, até aqui, as seguintes informações:
- O menor custo de transporte dos barcos para S.Sebastião seria de aproximandamente R$1300,00 de SP e 1800,00 de Floripa e de Brasilia.
- São Sebastião seria a melhor opção pela proximidade de uma raia com fácil acesso, tanto com vento sul quanto com o leste, com profundidade baixa (aprox 7m), sem tráfego de navios.
- São Sebastião tambem tem a vantagem de ser menos congestionada do que a Ilhabela em feriados.
- São Sebastião não tem opção de marina ou poitas abrigadas disponiveis para 25 barcos.
- Na Ilhabela, a sede do Iate Clube de Santos (ICS), tem poitas disponiveis, porem não abrigadas do vento sul
- Com vento leste a distância para a raia seria de aprox 3 milhas, até a ponta das canas, em contravento, demandando reboque e mais infraestrutura de salvatagem.
- Podemos conjugar o campeonato com o dos HPEs que será disputado nos mesmos dias, na Ilhabela, com sede no ICS.
- Podemos conjugar o campeonato com a Semana de Vela de Santos usando a infaestrutura dos iate clubes de Santos e Internacional.
- Em Santos teriamos a necessidade de reboque de aprox 3 milhas até a raia.
- Não foram identificados patrocinadores que possam contribuir para o custeio do evento e um "subsidio substancial" ao transporte dos barcos.

Com a presença dos comandantes mais ativos da flotilha fiz uma enquete para estabelecer a perspectiva de presença de paulistas em um brasileiro "no mar":
- 3 iriam sem requisitos financeiros
- 4 iriam "se os custos forem reduzidos"
- Os demais "em princípio" não pensam em ir

Com base neste cenário ficou claro para todos que não temos opção pela falta de perspectiva de um quorum que viabilize o esforço de organização "fora de SP".

Para gradualmente "vencer as barreiras" que levaram a esta conclusão foram propostas tres opções:
- Estimular a participação de paulistas nos futuros campeonatos em Floripa
- Estimular a participação de paulistas nas semanas de vela de Ilhabela e de Santos
- Realizar um Match race de Microtonners na Ilhabela, levando só 3 ou quatro barcos com tripulações de todas as flotilhas.

Em seguida levantei a questão de como viabilizar um real Campeonato Brasileiro, isto é, com a presença significativa de tripulações das flotilhas "estrangeiras" (RS, SC, PR, RJ e DF).

A maioria concordou que a organização do campeonato deve dirigir esforços para facilitar a participação dos "estrangeiros".
Foram levantadas as seguites alternativas:
- Hospedagem nas dependências dos clubes e nas casas dos membros da flotilha paulista.
- Recepção antecipada dos barcos, para treinos dos estrangeiros antes do campeonato.
- Obtenção de um apoio junto a Cias. Aéreas na forma de passagens para vinda para treinos e para o campeonato
- Disponibilização de barcos "alugados", com seguro.
- Estruturar eventos "extra água", inclusive atividades para familiares e acompanhantes.
- Subsidios para transporte dos barcos e inscrições dos estrangeiros

Como a Flotilha "Catarina" é a de maior "peso", gostaria de saber em qual destas alternativas devemos focar nossos esforços para que tenhamos uma participação recorde de estrangeiros, garantindo um campeonato de alto nível como o que vocês nos proporcionaram no ano passado.

Conto com a sua ajuda para que o Campeonato Brasileiro de 2005 contribua para o crescimento e o fortalecimento da nossa classe nacionalmente, mesmo não sendo "fora da Guarapiranga".

Grande Abraço
Rolf Bremer
Coordenador Microtonner / SP