terça-feira, janeiro 13, 2009


Sugestão de posicionamento dos furos na caixa da bolina para o travamento do movimento da bolina em caso do barco adernar a 90 graus.

3 Comments:

At 1/13/2009 6:17 PM, Blogger Azimutth said...

Rolf,
Obrigado pelo croqui, mas continua a dúvida:se quizer toda embaixo, o pino em cima do chifre eu entendi, mas , se quizer na posição intermediária ou inferior(meia bolina ou toda em cima), os furos não deveriam estar na parte de cima?Se vc chama LCB a distância máxima da bolina "embaixo", posições intermediárias, penso, deveriam estar na parte superior do chifre...Agradeço retorno.

 
At 1/13/2009 9:27 PM, Blogger Rolf Bremer said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 1/13/2009 9:30 PM, Blogger Rolf Bremer said...

O desenho mostra a bolina (silueta em azul) na posição superior, limitada pela peça (vermelha) e pelo pino(passando pelo furo superior)
Os dois furos inferiores permitem que a bolina seja travada tanto se for abaixada parcialmete (com pino no furo intermediário), quanto totalmente (com pino no furo inferior).
O LCB é o limite de curso "superior" em regata, correspondente a posição que assegura que o barco não "emborque", voltando mesmo que o mastro encoste na agua.

 

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